Páginas

domingo, 20 de setembro de 2009

SINAIS






Visando melhor segurança durante uma viagem em grupo com diversas motos, alguns padrões de sinais podem ser úteis na comunicação entre os membros do grupo.
O sinal deve ser preferencialmente feito com a mão esquerda - que é a mais "livre" durante a pilotagem.
Nas ilustrações abaixo, você está vendo a moto por trás (ou seja, vendo a moto que vai imediatamente à sua frente).


1) A mão e o braço esticado sobem e descem sucessivamente: Perigo, atenção. Reduzir a velocidade.

2) Braço esquerdo dobrado sobre o capacete com a mão apontando para a direita: Atenção, reduzir para entrar à direita.

3) Com o braço para cima, indicar o “número 2” com a mão: Voltar à formação normal (fila dupla alternada).

4) Com o braço esquerdo para baixo, fazendo círculos com o dedo indicador: Polícia à frente. Reduzir velocidade / Atenção.

5) Apontar com o pé esquerdo para o asfalto: Buraco, óleo ou outro tipo de obstáculo, do lado que foi indicado. Reduza a velocidade e procure desviar (quando possível).

6) Apontar com o pé direito para o asfalto: Buraco, óleo ou outro tipo de obstáculo, do lado que foi indicado. Reduza a velocidade e procure desviar (quando possível).

7) Mão esquerda apontada para cima e espalmada: Atenção, situação de emergência à frente, exigindo cautela e redução de velocidade imediata.

8) Com o braço para cima, indicar o “numero 1” com a mão (em cima do capacete): Todos deverão assumir a formação de fila indiana única.

9) Braço esquerdo apontado para a esquerda: Atenção, reduzir para entrar à esquerda - o piloto deve sinalizar com o braço e acionar o pisca esquerdo em seguida.

Quando o grupo parar em posto de combustível, parar as motos na bomba a 45º, de frente para a mesma. Com isso ganha-se espaço e tempo, pois conseguirá abastecer de três a quatro motos sem manobras.


de: motoscustom.com.br

quarta-feira, 16 de setembro de 2009