Visando melhor segurança durante uma viagem em grupo com diversas motos, alguns padrões de sinais podem ser úteis na comunicação entre os membros do grupo.
O sinal deve ser preferencialmente feito com a mão esquerda - que é a mais "livre" durante a pilotagem.
Nas ilustrações abaixo, você está vendo a moto por trás (ou seja, vendo a moto que vai imediatamente à sua frente).
O sinal deve ser preferencialmente feito com a mão esquerda - que é a mais "livre" durante a pilotagem.
Nas ilustrações abaixo, você está vendo a moto por trás (ou seja, vendo a moto que vai imediatamente à sua frente).
1) A mão e o braço esticado sobem e descem sucessivamente: Perigo, atenção. Reduzir a velocidade.
2) Braço esquerdo dobrado sobre o capacete com a mão apontando para a direita: Atenção, reduzir para entrar à direita.
3) Com o braço para cima, indicar o “número 2” com a mão: Voltar à formação normal (fila dupla alternada).
4) Com o braço esquerdo para baixo, fazendo círculos com o dedo indicador: Polícia à frente. Reduzir velocidade / Atenção.
5) Apontar com o pé esquerdo para o asfalto: Buraco, óleo ou outro tipo de obstáculo, do lado que foi indicado. Reduza a velocidade e procure desviar (quando possível).
6) Apontar com o pé direito para o asfalto: Buraco, óleo ou outro tipo de obstáculo, do lado que foi indicado. Reduza a velocidade e procure desviar (quando possível).
7) Mão esquerda apontada para cima e espalmada: Atenção, situação de emergência à frente, exigindo cautela e redução de velocidade imediata.
8) Com o braço para cima, indicar o “numero 1” com a mão (em cima do capacete): Todos deverão assumir a formação de fila indiana única.
9) Braço esquerdo apontado para a esquerda: Atenção, reduzir para entrar à esquerda - o piloto deve sinalizar com o braço e acionar o pisca esquerdo em seguida.
Quando o grupo parar em posto de combustível, parar as motos na bomba a 45º, de frente para a mesma. Com isso ganha-se espaço e tempo, pois conseguirá abastecer de três a quatro motos sem manobras.
de: motoscustom.com.br