domingo, 20 de junho de 2010

PINO MESTRE (KPI)



INCLINAÇÃO DO PINO MESTRE A inclinação do pino mestre é o angulo dos pinos mestre quando vistos de frente conforme o desenho acima à esquerda. A figura da direita é a suspensão dianteira da Rural Luxo onde você pode identificar claramente o pino mestre que neste modelo tem angulo de 6o45' a partir de 1967. (Na figura da direita você pode observar também uma pequena inclinação da roda para fora que é o ângulo de câmber). O pino mestre é o eixo sobre a qual a roda gira quando você vira o volante de direção. A função deste ângulo é alinhar o centro de giro das rodas com a área de contato do pneu com o solo. Se você imaginar um prolongamento do pino mestre na figura da direita, vai observar que ela cruza o ponto de contato do pneu com o solo. Assim o pneu não arrasta quando você gira a direção e a direção fica mais leve em manobras a baixa velocidade. A inclinação do pino mestre ainda provoca uma tendência da direção apontar para frente mantendo uma trajetória reta do veículo, tornando a direção "auto centrável" para manter uma trajetória reta na estrada. Outro resultado é que a direção volta à posição reta quando você completa uma curva e solta o volante de direção. Este ângulo é fixo e definido no projeto do veículo e não possui regulagem. Na Rural 4x4 e 4x2 STD o ângulo de inclinação do pino mestre é 8º. O uso de rodas com "offset" diferente do original acaba alterando a bitola do eixo e prejudicando o efeito desejado da inclinação do pino mestre, tornando a direção mais pesada. O uso de rodas maiores ou menores também pode prejudicar o efeito desejado da inclinação do pino mestre e tornar a direção mais pesada.